Como atrair mais alunos com móveis e decoração para o Studio de Pilates?

6 minutos para ler

O mercado de Pilates continua em franco crescimento, visto que a cada dia mais pessoas descobrem os seus benefícios. O método é constantemente indicado por médicos para tratamento e reabilitação ou até por outros profissionais, como uma maneira de complementar o treinamento esportivo de atletas e amadores.

Se, por um lado, a grande procura é excelente para os studios, resultando em mais alunos, por outro, tem um lado negativo: aumento da concorrência no mercado. Uma maneira de se destacar em meio a tantas opções é investir no ambiente e decoração, com móveis para o studio de Pilates.

Para ajudar a diferenciar seu studio e ter uma vantagem competitiva, preparamos este conteúdo com algumas dicas para decorar o ambiente. Vamos conferir?

Como ter o ambiente perfeito para um studio?

Um ambiente bem montado e estruturado é uma grande vantagem em um mercado saturado. A escolha de local e espaço, cores, móveis e decoração são essenciais para o ambiente perfeito. Confira nossas dicas.

O tamanho ideal para o studio

Os aparelhos tradicionais — cadillac, reforme, chair, ladder barrel e wall unit — são grandes e exigem espaço para trabalhar todos os exercícios e possibilidades que eles oferecem. Além disso, é preciso pensar na circulação.

Para acomodar todos os aparelhos e alunos de maneira confortável e organizada, o recomendável é um espaço de 40 a 120m². Salas menores, como de 20m², também podem ser usadas, mas vão precisar de mais planejamento para otimizar o espaço disponível.

Em salas grandes, é possível colocar maior quantidade de equipamentos e atender a mais clientes ao mesmo tempo. Em salas menores, o ideal é buscar por equipamentos mais versáteis. Existem opções que combinam dois equipamentos em um, como reformer e wall unit.

Outro ponto importante é observar a iluminação do espaço. A luz natural aumenta a sensação de bem-estar, além de economizar energia. Ter um ambiente arejado também é essencial, para evitar possíveis maus cheiros e sensação de abafamento.

As cores ideais

Você já ouviu falar da psicologia das cores? Ela estuda a influência que elas têm sobre nossa percepção e sentimentos. Cada uma delas transmite diferentes mensagens, como relaxamento, confiança e até mesmo mistério e tristeza. Por isso, é importante conhecer o que as cores dizem na hora de escolher sua marca e pintar seu studio.

Uma das paletas de cores mais utilizadas são as neutras, como branco, cinza e tons de nude. Elas transmitem segurança e sobriedade, além de garantir um visual mais clean.

Se quiser deixar o studio mais colorido, cuidado para não escolher tons muito vibrantes ou fortes, pois eles podem causar desconforto visual. O mesmo vale para estampas, caso opte por um papel de parede.

Um exemplo desse desconforto são as estampas geométricas, que podem passar a impressão de movimento, como uma ilusão de ótica. Essa sensação é ruim para os alunos, mas é pior para quem trabalha no studio, pois fica sujeito a ela por mais tempo.

Os móveis para studio de Pilates

Na hora de escolher os móveis, é preciso avaliar três pontos: funcionalidade, layout e design. O primeiro passo, então, é avaliar a necessidade do espaço. Aparelhos de Pilates, nichos organizadores, prateleiras, banco e porta-objetos para os alunos, recepção, entre outras coisas.

Com as necessidades já definidas, o segundo passo é avaliar o layout da sala. O que cabe nela? Como acomodar os móveis de forma que não fique um ambiente muito cheio e com cara de desorganizado? Nessa etapa, pode ser que você precise fazer algumas escolhas.

Existem algumas maneiras de economizar espaço. Um exemplo são os bancos com nichos embutidos. Em um mesmo móvel, você garante um local para os alunos deixarem os objetos durante a aula e sentarem para se arrumar ou aguardar.

Contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é muito interessante para fazer essas escolhas e truques de aproveitamento do espaço.

Por fim, o terceiro e último passo é analisar o design dos móveis escolhidos. Isso inclui a harmonia da peça e seu estado de manutenção.

Um bom mobiliário precisa cumprir sua função, ao mesmo tempo que traz beleza para seu local. Você pode até reaproveitar uma cadeira antiga, mas ela não pode ter, por exemplo, o encosto rasgado. Uma cadeira de plástico bem cuidada faz mais vista do que uma de couro rasgada.

A decoração perfeita

Por fim, a cereja do bolo do studio bem decorado são os objetos decorativos. Invista em quadros, plantas, tapetes, ornamentos, aromatizadores, entre outros itens. Você não precisa colocar todos esses objetos, apenas aqueles que fazem sentido para você, sua marca e seu público.

Um item de decoração muito utilizado é o espelho. Eles ajudam a ampliar o ambiente, além de servir como uma dica visual para o aluno observar a própria execução. Quando bem aproveitado, o espelho ainda serve para decorar o ambiente.

Por que os móveis e a decoração são importantes?

Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Então, ao entrar em seu studio, o aluno observará, antes de tudo, o ambiente. Você pode impressioná-lo pela beleza ou passar em branco.

Uma das coisas que as pessoas avaliam ao escolher o local de Pilates é a maneira como eles se sentem lá. Um ambiente acolhedor é organizado, harmonioso e tem uma identidade visual. A impressão que passa é que cada detalhe foi pensado e executado com primor.

Agora, você já sabe a importância de decorar e escolher bons móveis para seu studio de Pilates. É um investimento que você faz no seu negócio e que traz efeitos positivos tanto para os alunos como para os colaboradores. Você transforma o ambiente em um local agradável de trabalho e de estar, proporcionando uma experiência única e fidelizando seus clientes.

Se você entendeu a importância de ter um espaço bem decorado e com aparelhos modernos e quer investir no seu studio, entre em contato conosco. Ao acessar nosso site, você pode ligar para a central de vendas, solicitar orçamento via e-mail ou conversar conosco pelo chat. Esperamos seu contato!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

(85) 99755-1117