O que é marketing de relacionamento e como aplicá-lo no Studio de Pilates

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Um dos pilares para o sucesso de um Studio é o marketing. Por meio dele, você consegue captar e fidelizar os alunos, garantindo que tenha uma agenda cheia o ano todo. Para que isso funcione bem, a sua estratégia de marketing deve ser bem planejada, apostando em diferentes tipos, como o digital, o off-line, o de redes sociais e o marketing de relacionamento.

Se você ainda não conhece esse conceito e não faz ideia de como implementá-lo no seu Studio de Pilates, não se desespere. Preparamos este conteúdo que vai explicar o que você precisa saber sobre o marketing de relacionamento e, o mais importante, como implementá-lo. Acompanhe!

Entenda o que é o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é formado por ações que você toma para garantir a satisfação do seu aluno e um bom relacionamento com ele. A ideia é que você fidelize o seu aluno e ele se torne um fã do seu trabalho, fazendo a famosa propaganda boca a boca.

A ideia é que, por meio do atendimento, de ações e até mesmo do ambiente, ele tenha uma experiência incrível e queira compartilhá-la com outras pessoas.

Além da fidelização e de tornar o seu aluno um propagador do seu trabalho, o marketing de relacionamento otimiza o seu funil de vendas, melhora o ROI — retorno sobre o investimento — e garante que os seus alunos estejam alinhados com a sua visão de empresa.

Saiba como implementá-lo no seu Studio

Agora que você já sabe o que é o marketing de relacionamento e os benefícios dessa estratégia, resta saber como utilizá-la. Confira as nossas dicas para colocar a sua estratégia em prática!

Identifique o seu aluno

Para o marketing de relacionamento funcionar bem, você precisa ter um relacionamento com o seu aluno. Para isso acontecer, é preciso saber quem é o seu aluno. Parece óbvio, mas muitos Studios não possuem um cadastro atualizado dos seus clientes e, com isso, não conseguem se comunicar com eles fora do próprio espaço.

Além de facilitar a comunicação de avisos importantes e lembretes, um cadastro atualizado permite que você identifique quem é o seu público. Quem são as pessoas que frequentam o seu espaço? A maioria são mulheres ou homens? Jovens ou idosos? Com patologias e quadros pré-existentes ou saudáveis? Com essa informações, você consegue direcionar melhor o seu marketing para o público-alvo que quer atender.

Crie uma cultura focada no aluno

Os colaboradores e instrutores que trabalham no Studio também precisam adotar a estratégia. Para que o marketing de relacionamento funcione bem, ele deve começar desde o primeiro contato, que pode ser uma visita, ligação ou mensagem.

O atendimento deve ser cordial e cativante, mostrando-se disposto a ajudar o aluno a resolver o seu problema, seja ele uma dúvida em relação aos horários, preços ou funcionamento da clínica.

A relação é construída a medida que o aluno passa pelo seu funil de vendas: ligação, aula experimental, matrícula e aulas. O processo do relacionamento é constante, sempre focado no aluno. Por isso, a colaboração de todas as pessoas que trabalham no Studio é tão importante.

Adote práticas que cativem o seu aluno

Além do atendimento, é necessário adotar outras práticas que vão cativar os alunos e estreitar os laços. Interaja nas redes sociais, crie programas de fidelidade — como planos ou pacotes — e parcerias, ofereça descontos, envie lembrete em datas comemorativas e aniversários, e ofereça pequenos brindes, como um bombom.

Outro ponto importante é que as ações precisam ser constantes. Não adianta dar parabéns aos aniversariantes do mês em meses alternados ou criar um ação no Dia das Mães, mas não fazer nada no Dia dos Pais.

Pense no relacionamento com o seu aluno como um namoro. Da mesma forma que você cuida do seu parceiro e sempre pensa em maneiras de agradá-lo e conquista-lo, você faz o mesmo com o seu cliente.

Estabeleça uma via de mão dupla

Esse é um ponto muito importante. Você precisa ter um canal de comunicação aberto, onde o aluno se sinta confortável em fazer sugestões e reclamações. Você não pode falar sozinho nesse relacionamento, precisa ouvir o que o cliente tem a dizer.

Quando você escuta, pode descobrir que tem direcionado os seus esforços para ações ineficazes, que podem inclusive atrapalhar o relacionamento. Imagine uma situação em que uma empresa lhe manda uma mensagem com receitas todos os dias, mas você não gosta de cozinhar. Para ela, pode ser um agrado — mas, para você, é chato e incômodo.

Por isso a comunicação é tão importante. Você dá a chance para o outro falar se está gostando, dar as suas opiniões e até mesmo sugerir o que gostaria que estivesse melhor.

Monitore os seus resultados

Por fim, toda estratégia que você aplica na sua empresa precisa ser monitorada. Apenas com o controle e as avaliações sistematizadas que poderá saber se tem rendido frutos ou não. É preciso avaliar cada campanha e ação feita.

Por exemplo se você tem costume de mandar uma mensagem de parabéns no aniversário, monitore a reação dos alunos, se eles leem as mensagens ou respondem e como é a resposta. Outro exemplo é se você lançar uma campanha para a família — analise se aumentaram as matrículas e os planos fechados no período.

Avaliando o resultado dos seus esforços, você passa a direcionar melhor as ações realizadas no seu Studio, tornando-as cada vez mais efetivas.

Além de investir no marketing de relacionamento, é importante lembrar da estrutura física do seu Studio. Um espaço com equipamentos e acessórios de qualidade melhoram a experiência do aluno. Ele se sente mais seguro e confortável durante as aulas, tornando-as mais agradáveis. Isso automaticamente se converte em uma experiência compartilhada, pois ele vai querer que outras pessoas também experimentem isso.

Agora que você já sabe o que é o marketing de relacionamento e os benefícios para seu Studio, coloque-o em prática. Seguindo as nossas dicas, fica mais fácil começar. Muitas vezes, ele já é feito de forma intuitiva, mas sem constância e monitoramento dos resultados. Lembre-se de que o principal objetivo é o aluno, e como melhorar a sua experiência.

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