Você sabe como fazer a limpeza dos equipamentos de Pilates?

6 minutos para ler

Para causar uma boa impressão e fidelizar os alunos, uma das preocupações com o seu studio deve ser a limpeza dos equipamentos de Pilates. No entanto, como esses itens apresentam diferentes materiais, surge a dúvida: como fazer a higienização e quais produtos escolher para não danificar os aparelhos?

É necessário ter cuidado com essa questão para que os equipamentos tenham uma vida útil maior e você não precise arcar com gastos de reposição de peças em um prazo curto.

Acompanhe nosso post e fique por dentro de como fazer a limpeza mais adequada dos itens do seu studio!

Por que fazer a limpeza dos equipamentos de Pilates de forma correta?

Sabemos que para montar um studio de Pilates o investimento é alto. Dessa forma, para garantir que os equipamentos permaneçam em boas condições por um longo período, um dos aspectos importantes é a higienização desses itens.

A precaução se deve aos diferentes materiais que compõem esses aparelhos, sendo que cada um exige um cuidado diferenciado. Muitos produtos de limpeza podem manchar ou danificar os estofados, até as partes em metal. Buchas mais duras e esponjas de aço também não são indicadas, para evitar riscos.

Ao seguir as recomendações de limpeza dos equipamentos de Pilates, você aumenta sua vida útil e mantém por mais tempo suas características originais. Assim, proporciona não só uma boa experiência aos clientes, mas também segurança em termos de saúde. Com isso, atrai mais alunos e se destaca no mercado.

Como os equipamentos devem ser higienizados?

Ao adquirir esses aparelhos, a dica é sempre pedir recomendação ao fabricante quanto aos melhores métodos de higienização. No entanto, se você seguir as dicas abaixo, estará higienizando os equipamentos de um modo adequado e seguro. Confira!

Estofados

No dia a dia, a recomendação é remover a poeira com uma flanela macia, borrifar um pouco de água e secar imediatamente com um pano macio. Não é preciso utilizar álcool ou outros produtos de limpeza pesada, que podem manchar, danificar ou ressecar o couro ou o tecido sintético.

Uma vez por semana, você pode passar um pano úmido com um pouco de sabão neutro e secar na sequência. De tempos em tempos, se for couro, a dica é utilizar produtos específicos para esse material, que têm a função de hidratar, evitando rachaduras nos estofados.

Estrutura

É preciso um cuidado redobrado com a limpeza dos equipamentos de Pilates quando se trata das partes estruturais :

Aço Carbono – A recomendação é apenas passar uma flanela macia para retirar o pó, evitar de passar produtos químicos, pois elas podem manchar a pintura e diminuir o brilho.

Madeira – A recomendação é apenas passar uma flanela macia para retirar o pó, pois elas podem manchar ou estufar em contato com a água, promovendo a instabilidade e/ou frouxidão dos equipamentos.

Alças

Muitas pessoas acreditam que para uma melhor limpeza das alças, o recomendado é colocá-las na máquina de lavar. Não faça isso, pois você pode causar danos nas partes de metal ou até deformar as partes em tecido. A melhor maneira é utilizar um pano úmido e sabão neutro e secar com um pano macio na sequência.

Estruturas metálicas

Trilhos, colunas, barras deslizantes, quadros de apoio e outras peças cromadas devem ser limpos apenas com uma flanela ou pano macio para retirar o pó. O uso de água pode oxidar o material. No caso dos trilhos, se houver acúmulo de poeira, o aspirador será de grande ajuda.

Evite também utilizar palhas de aço para remover alguma sujeira, pois elas podem riscar e danificar as estruturas. Para manchas mais difíceis, umedeça a flanela com cuidado, utilizando pouca água, e aplique um detergente neutro, mas tenha a precaução de secar imediatamente.

Como prolongar a vida útil desses itens?

Além de seguir as recomendações de limpeza dos equipamentos de Pilates, é preciso adotar outras medidas para prolongar a vida útil desses itens. Veja abaixo!

Mantenha o ambiente limpo

Não basta apenas os aparelhos estarem higienizados: é necessária uma limpeza adequada e constante em todo o studio. Na hora de limpar o piso, prefira um pano úmido com o produto de sua preferência. Evite jogar água para não danificar nem manchar os equipamentos.

Outra medida interessante é disponibilizar álcool em gel para os alunos higienizarem as mãos, o que também contribui para a limpeza geral do ambiente.

Realize as manutenções preventivas

Com as aulas constantes, é natural que, com o tempo, os equipamentos de Pilates sofram desgastes. Por isso, para que apresentem sempre um bom funcionamento e estejam seguros para o uso, é essencial realizar as manutenções preventivas para apertar parafusos, lubrificar componentes e substituir peças.

O ideal é que o serviço seja feito por uma empresa especializada no ramo. Dessa forma, os alunos conseguem realizar os exercícios da maneira adequada e você não corre o risco de forçar alguma peça e danificá-la, o que exigiria a troca, ocasionando gastos e dor de cabeça.

Não exponha os itens ao sol

Distribua os equipamentos no studio de modo a evitar a exposição constante no sol, pois pode haver ressecamento dos estofados ou danos à madeira. Instale persianas para fazer a proteção das janelas, se necessário.

Escolha equipamentos em aço

Quando imaginamos um studio de Pilates, logo associamos com os itens feitos em madeira. Contudo, essa área evoluiu bastante e, se você busca oferecer mais segurança e aparelhos que garantam uma estabilidade maior dos movimentos, a dica é optar por equipamentos em aço, como os fabricados pela New Pilates.

Além do diferencial estético, são peças que oferecem resistência, durabilidade e estabilidade incomparáveis e que suportam impacto e carga maior. Sem contar que apresentam mais facilidade de limpeza, otimizando o dia a dia do seu studio.

Outro ponto importante é que os aparelhos em aço demandam menos manutenção do que os de madeira. Assim, você evita gastos periódicos ou alteração na rotina das aulas por conta de ajustes constantes nos componentes.

Entre os cuidados permanentes em seu studio, está a limpeza dos equipamentos de Pilates. A dica é manter os componentes sempre higienizados, mas evitar produtos de limpeza mais fortes, que vão desgastar e reduzir a vida útil dos aparelhos. Além disso, adquira equipamentos de qualidade, de fabricantes de referência e que ofereçam garantias, como a New Pilates.

Quer ficar por dentro de outras dicas de conservação para os aparelhos do seu studio? É só assinar a nossa newsletter para receber posts atualizados em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

(85) 99755-1117