Gestão e prospecção de clientes: saiba 7 ações para aumentar o número de clientes do seu estúdio

6 minutos para ler

Você já se pegou refletindo sobre como fazer para conseguir mais clientes para o seu negócio? Sem dúvidas, esse é um dos grandes desafios de todo empreendedor — e não poderia ser diferente com os estúdios de Pilates. Muitos gestores e vendedores se perdem na hora de fechar o negócio por não saberem algumas estratégias básicas que podem ajudar a garantir o novo cliente.

Para trabalhar a prospecção de clientes, a dica é atuar em duas frentes estratégicas: a primeira é a de oferecer um serviço de qualidade, que fará com que o cliente queira voltar e indique o seu negócio para os amigos. A segunda é saber como fazer um bom plano de marketing, definir o seu diferencial e saber quais clientes procurar — e onde eles estão.

Neste post, veja 7 dicas para melhorar a gestão de prospecção de clientes para o seu estúdio. Continue a leitura e confira!

1. Defina o seu perfil de cliente ideal

Para conseguir prospectar bons clientes, é preciso saber quem são eles. De nada adianta divulgar o seu trabalho para um público que não tem interesse na área — desse modo, as chances de conseguir um novo aluno serão muito menores.

Principalmente no caso de pequenas empresas, com poucos colaboradores, é fundamental concentrar os esforços de maneira inteligente e em um público bem segmentado. Para fazer isso, você deve se preocupar em responder à seguinte pergunta: quem é o seu público ideal? Muito mais do que o seu público-alvo, o seu aluno ideal é aquele que transparecerá a imagem que você quer passar da empresa.

Pense em qual seria a sua personalidade como um todo. Qual profissão teria? Quais são os seus hobbies? Quais são os seus problemas? Quando puder conhecer esse cliente ideal como se fosse um grande amigo, saberá onde encontrá-lo e conseguirá pensar em estratégias de venda segmentadas para ele.

2. Trabalhe o marketing digital para marcar a sua presença online

Já faz tempo que ter uma presença online não é mais uma tendência em ascensão. Uma boa imagem digital é obrigação de qualquer empresa, não importa o porte. Por isso, você vai precisar pensar além da velha tática de distribuir panfletos pelo bairro.

Ter um site completo e redes sociais atualizadas é como garantir um bom ponto comercial. Ofereça canais de contato eficientes, apresente as informações sobre os serviços prestados e coloque de forma clara os seus dados básicos, como endereço e telefone.

Com o marketing digital, será muito mais fácil criar estratégias bem segmentadas para o seu aluno ideal.

3. Faça parcerias e colaborações estratégicas

O cobranding é uma das estratégias de marketing mais eficientes que existem. E a melhor parte é que é algo simples de se fazer e que pode, inclusive, ser gratuita, fechando parcerias com pessoas e marcas estratégicas e que agreguem valor ao seu público.

Por exemplo, já pensou em fechar uma parceria com uma loja de produtos naturais, em que os seus clientes possam receber algum tipo de suplemento, enquanto o público da loja tenha algum benefício no seu estúdio? Ou, quem sabe uma marca de roupas fitness que seja próxima à sua empresa?

Parcerias com influenciadores digitais também estão com tudo no mercado. Identifique um profissional que seja sério e que tenha um público similar ao seu e ofereça que ele divulgue o seu estúdio nas redes sociais. Em alguns casos, é possível, até mesmo, que isso seja feito por permuta.

Só não se esqueça da nossa dica essencial de segmentar o público. Tanto para as colabs com outras empresas ou com o uso de influencers, é fundamental que o perfil dos clientes converse com o seus.

4. Invista em equipamentos de qualidade

Você já sabe qual é o perfil do seu aluno ideal, já identificou onde encontrá-lo e já conseguiu atraí-lo para o seu estúdio com as estratégias de marketing. Acabou? Nada disso. O processo da prospecção de clientes continua dentro da sua empresa.

É preciso encantar o aluno com os seus serviços, e uma boa forma de fazer isso é com equipamentos de qualidade, que sejam seguros e que se apresentem com um design diferenciado. É importante que o aluno saiba que, no seu estúdio, ele só receberá o que há de melhor no mercado.

5. Estabeleça o seu diferencial

Com tantos estúdio de Pilates pela cidade, por que o cliente deveria escolher o seu? Qual é o seu diferencial no mercado? É preciso saber responder a essas perguntas e divulgar bem o seu diferencial.

Deixe claro o que você tem a oferecer aos alunos para que eles escolham o seu serviço em vez do concorrente. Pode ser a sua experiência, a estrutura do estúdio, os horários de atendimento, a formação dos instrutores ou o que mais você identificar. O importante é que o seu público também consiga responder a essas perguntas.

6. Ofereça um atendimento de primeira

Existe um conceito de gestão e marketing que se chama Experiência do Cliente. Essa é uma tendência do comércio em geral e também deve ser uma preocupação para a prospecção de clientes de um estúdio de Pilates.

Muito mais do que uma boa aula, os alunos estão em busca de uma experiência memorável, em que eles se sintam especiais. Por isso, oferecer um atendimento de excelência deve ser uma prioridade para você e toda a equipe. Uma consideração importante a ser feita é que a experiência do cliente diz respeito à forma com a qual ele se relaciona com a sua marca, desde o primeiro contato até o pós-venda,

7. Pense na prospecção de clientes durante todo o processo

A prospecção de clientes é, sem dúvidas, uma das atividades mais importantes da gestão do seu negócio. Além de ser bastante desafiadora, ela não acaba, nem mesmo com os alunos antigos. Afinal, eles podem se tornar os maiores divulgadores do seu trabalho

Garantir o sucesso de uma pequena empresa é um grande desafio. Fazer a gestão de prospecção de clientes, administrar o caixa, cuidar de licenças fiscais, comprar novos equipamentos — tudo isso exige muito do gestor, que precisa entender sobre o negócio para garantir um saldo positivo no final do mês.

É por isso que nos preocupamos em trazer conteúdos que possam lhe ajudar a conhecer melhor sobre esse mundo, sempre com boas dicas e orientações. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

(85) 99755-1117