Conheça os 9 acessórios de pilates que não podem faltar no seu estúdio

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Existe uma grande variedade de acessórios para pilates que podem ser usados durante os exercícios. Eles podem auxiliar tanto no conforto do praticante quanto na dificuldade das execuções, trazendo melhores resultados.

Neste texto, você conhecerá 9 equipamentos que não podem faltar em um bom estúdio de pilates. Com eles, seus clientes ficarão mais motivados a se exercitar e mais felizes em frequentar o seu centro. Acompanhe!

1. Colchonete

É muito desconfortável praticar os exercícios de pilates diretamente no chão, não é mesmo? Os colchonetes servem para dar apoio ao corpo e tornar a execução das atividades mais confortável e prazerosa.

Além disso, ele evita que o usuário se suje durante o seu período de exercício, podendo, assim, retornar para casa mais limpinho e com uma ótima sensação de paz e relaxamento que esse tipo de atividade pode proporcionar.

É possível encontrar colchonetes de uma grande variedade de preços e materiais. É importante que eles existam em um bom número dentro do seu estúdio, para que ninguém precise fazer exercícios diretamente no chão.

2. Overball

Muitas vezes confundidas com bolas suíças, elas têm um tamanho menor e ajudam o corpo a ter resistência muscular e equilíbrio, além de auxiliarem na tonificação dos glúteos, barriga e coxas.

Com elas, é possível fazer uma série de exercícios. Em um deles, por exemplo, o usuário inicia em pé, com uma perna na frente da outra. Então, ele flexiona a perna dianteira, transpassa a overball por debaixo da perna e retorna à posição original. O movimento é repetido, trocando-se a posição das pernas.

Também podem ser feitos agachamentos utilizando a overball: enquanto é executado o movimento de agachamento com as pernas, os braços fazem o papel de passar a overball ao redor do tronco.

3. Flex Ring

Também chamado de Anel de Pilates, o flex ring é um ótimo complemento para exercícios e muito popular durante as aulas, fortalecendo a musculatura e ajudando na tonificação muscular, além de auxiliar no processo de correção da postura.

Ele é comumente feito com um tipo de metal flexível, mas também é possível encontrá-lo produzido com borracha — porém, sua forma poderá sofrer alterações com o tempo.

O flex ring é bastante prático e dá para ser utilizado com outros acessórios para pilates. Como exemplo de exercício, é possível combinar atividades de respiração com puxões e apertos feitos no equipamento.

4. Rampa

A rampa — também conhecida como Edge, Pilates Edge e Prancha, entre outros — é um equipamento adaptável bastante útil durante as sessões de pilates.

Ela pode ser utilizada de diversas maneiras, servindo, por exemplo, como apoio para os pés durante abdominais e também para auxiliar os praticantes que tenham dificuldade para fazer grandes angulações em determinados movimentos.

A rampa pode ser utilizada para exercícios anteriores à prática do pilates. Em um deles, a pessoa deitará nela com as mãos entrelaçadas atrás da nuca e os pés dobrados. Depois, começará a fazer uma pequena elevação da costela.

5. Thera Band (faixa elástica)

A thera band é uma faixa ou tube resistente de látex utilizada para fortalecer os membros inferiores e superiores do corpo, além de servir de auxílio para a realização de alongamentos — muito importantes antes da realização de qualquer exercício.

É possível encontrá-la em diferentes intensidades, desde aquelas que não necessitam de tanto esforço para serem puxadas, até as faixas elásticas mais duras, que precisarão de mais esforço.

Dentre os exercícios comumente realizados com ela, estão os agachamentos: o praticante enrola as extremidades nas mãos e fica em cima do comprimento da faixa, realizando as sessões de agachamento.

6. Bosu

O bosu é um equipamento criado em 1995. De fácil uso, ele é utilizado principalmente para melhorar o equilíbrio do praticante e, também, para otimizar a sua eficiência neuromuscular.

O acessório apresenta uma parte totalmente plana e outra oval, assemelhando-se a uma bola cortada ao meio. Alguns exercícios bastante realizados com o bosu são as flexões de braço alternadas, agachamentos e movimentos de isometria lateral. Também é possível fazer a posição de prancha: basta segurar o acessório com a parte lisa para cima e, então, manter essa posição durante o período indicado pelo educador.

7. Disco Inflável

Muito utilizados para melhorar o equilíbrio, os discos infláveis são indicados para pessoas em estado de reabilitação, que passaram por um longo período sem a movimentação das pernas.

Alguns exercícios que podem ser feitos com o auxílio do disco inflável são: agachamentos, apoio feminino, flexão de braços, abdominais e demais movimentos que treinam o equilíbrio.

Ele também pode ser utilizado como apoio na posição de prancha, para fazer movimentos de abrir e fechar as pernas nessa posição, trabalhando o equilíbrio e a tonificação dos membros inferiores.

8. Toning Balls

As Toning Balls são pequenas bolinhas feitas com um material emborrachado e preenchidas com areia, que auxiliam na execução de diversos exercícios físicos. Atualmente, é possível encontrá-las com diferentes pesos.

É recomendável que o praticamente de pilates já tenha uma certa experiência, uma boa consciência corporal e equilíbrio para utilizá-las. Caso contrário, elas poderão tornar o exercício muito difícil e provocar erros em sua execução.

9. Rolo

Os rolos para pilates podem ser feitos de espuma, EVA ou outro material emborrachado. A principal função desse acessório é massagear os músculos da coluna vertebral, além da musculatura da parte lateral da coxa

Exercícios como agachamentos, alongamento, estabilização, centralização e relaxamentos podem ser feitos com o auxílio dos rolos. Eles podem ser usados tanto para facilitar quanto para dificultar as suas execuções.

Neste post, conhecemos 9 acessórios para pilates que tornarão o seu estúdio completo e atrativo para quem deseja fazer diversos exercícios e se manter saudável. É importante lembrar que esses produtos precisam ser de qualidade e comprados de um fornecedor confiável, para garantir a integridade física dos praticantes.

Gostou deste texto? Então, aproveite e descubra quais são as vantagens de contar com um sistema de gestão próprio para estúdios de pilates, para lhe auxiliar nas atividades do dia a dia!

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